Seguidores

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Projeto Clave de Sol seleciona alunos para aprenderem a tocar violão gratuitamente





Coordenado pelo professor e músico Delson Roberto, o Projeto Clave de Sol, iniciou-se na Escola Municipal Antônia Cândida de Melo, em 2007.

Em 2009 foi ampliado, passando a atender alunos da região do Parque das Nações II e Jóquei Clube, das escolas Profª Clori Benedetti de Freitas e Etalívo Penzo. 

São selecionados alunos do Ensino Fundamental regularmente matriculados nas mencionadas escolas públicas municipais. Os alunos selicionados, frequentam as aulas de violão clássico no período de ensino contrário ao que estuda na escola. As aulas são gratuitas e os alunos utilizam 10 violões que foram cedidos ao projeto pela Secretaria Municipal de Educação/ Prefeitura Municipal de Dourados/ MS. 

Os alunos do projeto compõem uma orquestra didática que já se apresentou em vários espaços e eventos, no município de Dourados/ MS e região.

Várias autoridades e a comunidade escolar, elogiam a iniciativa do projeto e os alunos que integram o projeto, pois projetos como esse demonstram a valorização que a administração oferece aos alunos da Rede Municipal de Ensino, já que sem esse projeto, muitos alunos estariam na rua e poderiam se envolver em atividades ilicitas.

Nesse mês, foram selecionados novas alunos para o projeto. Segundo o Prof. Delson, todos os alunos interessados deverão ser inseridos no projeto no segundo semestre de 2010.
A Comunidade Escolar da Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas, agradece o privilégio de poder contar com mais essa iniciativa tão importante para a formação positiva de nossos alunos.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

UFGD realiza Ciclo de Debates sobre Paulo Freire

"Educadores de Dourados já podem se inscrever para ciclo de debates sobre Paulo Freire 

 

Os educadores de Dourados e região estão convidados para participar de uma atividade de reflexão e aprimoramento, que vai acontecer de 13 a 17 de setembro na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É o II Ciclo de Debates - Universidade e Educação Básica: a atualidade do pensamento de Paulo Freire.
As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Os interessados devem imprimir a ficha de inscrição disponível clicando aqui. Após preenchida, a ficha deve ser entregue pessoalmente no Núcleo de Estudos e Formação Continuada de Profissionais da Educação da Faculdade de Educação (NEFOPE/FAED/UFGD), que fica no Campus II.
As atividades vão acontecer no Teatro Municipal de Dourados. A programação totaliza 40 horas, com atividades a serem realizadas no período da tarde e da noite.
Mais informações podem ser fornecidas pelo telefone 9107-8219 ou pelos emails elainneamaral@hotmail.com ou meira.chaves@gmail.com"

Disponível em: http://www.ufgd.edu.br/noticias/educadores-de-dourados-ja-podem-se-inscrever-para-ciclo-de-debates-sobre-paulo-freire

Atendimento Odontológico gratuito transforma histórias




Os alunos da Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas são privilegiados.

Todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental matriculados na escola, são atendidos na própria escola, em um Consultório Odontológico totalmente equipado e mantido pela Secretaria Municipal de Saúde/ Dourados.

As Dentistas, Dra. Milena Lourenço Girotto, Dra. Paola Ymada Nozu Bogodache e sua Auxiliar Sra. Marli Gamarra, são responsáveis pelo atendimento odontológico. Além dos equipamentos cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde/ Dourados, em parceria com a Equipe Pedagógica da escola, receberam um computador que utilizam para organizarem melhor o atendimento e deixarem nossos alunos mais relaxados, já que os atendem com fundo musical e apresentam vídeos para os alunos durante as consultas. 
Além das consultas odontológicas, é realizado um trabalho preventivo, onde os alunos participam de palestras, fazem bochecho com flúor e recebem kits. Promovemos a saúde, ao adotarmos estratégias preventivas que garantam a manutenção da saúde oral para nossos alunos, já que o exame inicial despertará uma visão positiva da Odontologia. Os alunos recebem ainda, informações sobre o desenvolvimento do sistema estomatognático, cáries e medidas caseiras de cuidados com a saúde bucal. Nesse mês, nossas dentistas viabilizaram a entrega de 1200 kits com escova dental e creme dental, onde todos os alunos serão contemplados, e em alguns casos, os alunos ainda receberão fio dental. 

A Equipe Pedagógica e a Comunidade Escolar da Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas agradece a Prefeitura Municipal de Dourados e a Secretaria Municipal de Saúde, por oferecer um atendimento tão importante para nossos alunos. 

domingo, 11 de julho de 2010

III Encontro de Educadores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Programa de Acompanhamento Escolar e do Programa Mais Educação, para troca de Experiências Significativas





A Equipe Pedagógica da Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas, Dourados, MS, encerrou o 1º semestre/ 2010, com a realização do "III Encontro de Educadores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Programa de Acompanhamento Escolar e do Programa Mais Educação, para troca de Experiências Significativas". 
Equipe Organizadora:
  • Coordenadora Pedagógica Alciléia Marques Lima
  • Coordenadora Pedagógica Maria Ivanilda Saraiva Milfont Moreira
  • Diretora Adjunta Ivone Bonetti
  • Professora Coordenadora Andréia dos Santos Oliveira Coelho Vanzin
Os membros da equipe organizadora, selecionaram e convidaram profissionais que atendem alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, incluse dos programas existentes na instituição. Além de profissionais da própria instituição, foram convidadas as professoras do Programa de Acompanhamento Escolar da Escola Municipal Antônia Cândida de Melo.

Palestrantes:
  • Diretora Adjunta Ivone Bonetti
  • Profª Dilma de Paulo Almeida Lima
  • Profª Elenir Pereira Gonçalves
  • Profª Izenilda
  • Profª Jussara Canazza de Macedo
  • Profª Judite Clara Fonseca de Lima
  • Profª Maria Cleide Aparecida Bartolomeu
  • Profª Marinêz Felizardo Bartolomeu
  • Profª Marlene Cardoso de Souza
  • Profª Mônica Silva Coimbra
  • Profª Rosemar Borges Rosendo
  • Profª Tânia Clara Ebenritter


O Diretor da instituição, Prof. Jair Silveira de Almeida, iniciou o encontro parabenizando a equipe organizadora pela iniciativa, todos os profissionais presentes pela participação e agradecendo a presença das palestrantes convidadas, por terem aceito o convite.

A Professora Coordenadora Andréia Vanzin deu contiuidade, lendo a mensagem "Espelho"

Na sequência, a Coordenadora Pedagógica Alciléia Marques apresentou as palestrantes e os temas que seriam abordados.

A Coordenadora Ivanilda Milfont acompanhou todas as palestrantes com auxílio de slides no datashow. 

Agradecemos a todas as palestrantes, especialmente as professoras da Escola Antônia Cândida de Melo e as professoras Maria Cleide e Mônica Coimbra do Programa Mais Educação, que iniciaram suas atividades há apenas dois meses e já fazem o maior sucesso em nossa instituição!

sábado, 10 de julho de 2010

MEC oferece "Programa Aluno Integrado"




"Programa ensina estudante a usar tecnologia durante a aula

As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes na sala de aula. Pensando nisso, o Ministério da Educação criou o Aluno Integrado, programa que proporciona formação em TICs para estudantes da rede pública de ensino brasileiro. Com o programa, os alunos se tornam parceiros do professor e da escola, auxiliando tanto nas aulas, como no cuidado com os equipamentos dos laboratórios.

O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), que envolve a distribuição de laboratórios, a capacitação de professores para o uso das TICs nas escolas e oferta de conteúdos educacionais. Em 2009, foi realizado um projeto piloto com a participação de 2.700 alunos indicados pelos coordenadores do Proinfo Integrado e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em todos os estados.

Segundo Demerval Bruzzi, diretor de produção de conteúdo e formação da Secretaria de Educação a Distância (Seed) do MEC, a iniciativa funciona como uma estratégia para reduzir a evasão escolar, pois aumenta a autoestima do aluno, a interação com o professor e ainda dá oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.

O estudante Jackson Bruno dos Santos, do município de Esplanada (BA), também acredita nisso. Ele participou do piloto do Aluno Integrado. “Tudo o que aprendi nesse curso vou levar para a sala de aula e para a vida. No curso, aprendemos que a sociedade vive em rede e o computador já está em muitos lares. É importante ter esse conhecimento”, diz.

O curso é oferecido para alunos a partir do nono ano, com carga horária de 180 horas (cinco meses), dividido em quatro módulos. Por meio de uma plataforma desenvolvida especialmente para o aprendizado de informática a distância, os jovens aprendem sobre educação a distância, história da informática. Os participantes também têm aulas de hardware (equipamentos), manutenção de computadores e sistemas operacionais.

O conteúdo utilizado nos cursos foi elaborado por estudantes de instituições de ensino superior parceiras do programa, como a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com material fornecido por algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. O MEC já recebeu 75 mil pedidos de vagas para este ano.

Para participar, os interessados devem procurar o representante da Undime local ou o coordenador do Proinfo Integrado nas secretarias de educação estaduais ou municipais. O aluno também pode enviar uma mensagem eletrônica.

Rafânia Almeida
Palavras-chave: Aluno Integrado, Educação a distância, Seed"

Na Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas, foram contemplados dez alunos e uma das professoras da Sala de Tecnologias Educacionais/ STE, Profª Jussara Canazza de Macedo.

Nas fotos do slide, montado pela Professora Coordenadora Rosângela Luz, podemos perceber como ela coloca: "o empenho e o entusiasmo" dos participantes.

Nossos parabéns aos contemplados, essa é uma oportunidade maravilhosa!
Aproveitem!
Façam a diferença!

Equipe Pedagógica EM Clori

Mais informações podem ser acessadas em:

segunda-feira, 5 de julho de 2010

I Festa da Família - EM Profª Clori Benedetti de Freitas

A Equipe Pedagógica da Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas, resolveu inovar em 2010, realizando a I Festa da Família.

Devido ao grande sucesso e aceitação da comunidade escolar, o evento será incluído no Calendário Pedagógico da instituição.

O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o Prefeito Municipal de Dourados, Mato Grosso do Sul, Sr. Ari Valdecir Artuzi.

Agradecemos a todos os membros da Equipe Pedagógica, pelo empenho para que o evento fosse um sucesso, especialmente:

- A Coordenadora Pedagógica Nelci, que coordenou o evento com muita dedicação;
- O Diretor Jair e a Diretora Adjunta Ivone Bonetti pelo empenho para tornar o evento uma realidade;
- A Profª Marlene, que como sempre elaborou com muito carinho a decoração do evento;
- Ao Prof. Edson e sua amiga Luciana pela linda apresentação da Música: "Tua Família"
- A Profª Lilian e a Profª Coord. Andréia que fizeram todo o Cerimonial do evento;
- A Coord. Alciléia, Profª Paulicéia, Profª Andrea e Profª Coord. Rosângela que com tanto carinho acolheram a comunidade;
- A nossa querida Auxiliar de Biblioteca Selma, que com tanto carinho ensaiou nossos alunos para apresentação da Oração da Família;
- A Coord. Ivanilda que fotografou e registrou todo o evento.



sábado, 3 de julho de 2010

O Portal Educação lança E-Revista

A edição nº 1 – Ensino a distância, está disponível para baixar em PDF, gratuitamente.
 
São matérias maravilhosas, entre elas:
  • Ensino a distância: História e Evolução
  • As Tecnologias da Informação e da Comunicação aliados à Inclusão Digital
  • Sucesso e Paixão fazem a diferença


    "A e-Revista é mais um lançamento do Portal Educação para compor a comunicação e interação da empresa com o seu público. É uma revista eletrônica composta por infográficos que passam por uma análise de estudos de acordo com o tema a ser apresentado, facilitando assim, o entendimento e a interação do leitor com o meio de comunicação.
    A e-Revista está dentro dos parâmetros da Web 2.0. O leitor tem a oportunidade de encontrar Podcasts, vídeos, entrevistas, infográficos e ainda poderá participar da revista enviando textos, sugestões, críticas, participando ativamente da edição".


    Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/erevista?utm_source=Virtual+Target&utm_medium=email&utm_content=erevista&utm_campaign=%FAltimos+Educa%E7%E3o&utm_term=ivanildamilfont@hotmail.com

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Secretaria Municipal de Educação prioriza Pedagógico


A Secretaria Municipal de Educação de Dourados/MS, nessa semana iniciou um Projeto de Formação de Coordenadores que acompanham o processo de ensino e aprendizagem nas escolas municipais.

Todas as Coordenadoras Pedagógicas e Professoras Coordenadoras da Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas, Coordenadora Pedagógica Alciléia Marques Lima, Coordenadora Pedagógica Nelci Vasconcelos, Coordenadora Pedagógica Maria Ivanilda Saraiva Milfont Moreira, Professora Coordenadora Andréia dos Santos Coelho Oliveira Vanzin e Professora Cooordenadora Rosângela Luz, participaram do primeiro encontro e estão super animadas com o referido projeto. Isso, porque acreditam na importância de se manterem atualizadas, para cada vez melhor, com mais qualidade possam auxiliar os professores que acompanham.

Como no dia do encontro, era o dia do Combate a Violência Sexual, durante o encontro, membros da Comissão Municipal de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes/ COMCEX, comentaram sobre o trabalho que tem realizado e sobre um concurso de fotografias e frases. Os alunos vencedores serão premiados com a publicação do material vencedor em um calendário e com uma câmera digital, além de prêmios surpresa.

Mais informações sobre o assunto, podem ser acessadas em: http://www.douradosagora.com.br/noticias/dourados/dourados-combate-a-violencia-sexual

Em seguida, a Profª Mariolinda Ferraz repassou informações sobre uma de suas conquistas em seu curso de Pós-Graduação, nível Mestrado: Uma formação, nível Aperfeiçoamento para Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Dourados/MS, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD.

Informações adicionais:

Número de vagas: 36 vagas

Público alvo: Coordenadoras Pedagógicas da Rede Municipal de Educação de Dourados/MS, concursadas e exercendo a função.

Local: Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD/ Unidade I

Carga Horária: 180 horas

Período: 2º semestre de 2010.

Leia a seguir, matéria publicada no Jornal O Progresso e no site Dourados Agora:

"A Secretaria Municipal de Educação reuniu os coordenadores pedagógicos da rede municipal de Dourados, ontem, 29, para apresentar o projeto de aperfeiçoamento, acompanhamento e avaliação da ação pedagógica nas escolas. As principais ações do projeto são a formação continuada dos pedagogos e a discussão de instrumentos, como a estatística, para avaliar e melhorar o processo ensino aprendizagem e o contexto das relações humanas.

O coordenador pedagógico tem a função de orientar o professor e também, ser um mediador do processo ensino aprendizagem. “Para exercer essa função é importante o aperfeiçoamento através dos encontros que serão oferecidos. Assim, ao se deparar com os problemas na aprendizagem dos estudantes, o pedagogo poderá oferecer subsídios e novos caminhos aos educadores”, frisa o secretário municipal de educação, professor Edmilson Morais.

Na prática, a proposta é que os pedagogos estejam sempre atentos à ação pedagógica da escola. É a avaliação como um instrumento de retomada e de decisão sobre como resolver os problemas existentes. “ Com o levantamento dos problemas, é preciso elaborar projetos para atender as diversas situações. Não fazer o projeto por fazer, mas para atender a necessidade apresentada no grupo escolar”, avaliou o secretario municipal de educação.

A apresentação da metodologia do projeto de aperfeiçoamento e acompanhamento da ação pedagógica dos coordenadores foi realizado pela pedagoga Fátima Frota. “A intenção é auxiliar aos coordenadores da rede objetivando a melhoria do processo ensino aprendizagem e das relações humanas”, enfatiza a pedagoga.

O projeto iniciará em agosto e irá atender os coordenadores pedagógicos das escolas municipais, Centros de Educação Infantil Municipal e conveniados. A coordenadora pedagógica da escola municipal Weimar Torres, Maria Cristina Valias, avaliou como necessário o espaço para a formação dos coordenadores pedagógicos que “ até então não existia. E só acontecia , esporadicamente, entre poucos colegas que se reuniam para estudar”.

AVANÇOS

O projeto da Secretaria Municipal de Educação apresentado aos coordenadores da rede de ensino, foi avaliado como positivo, considerando a importância do aperfeiçoamento na atividade pedagógica.

Uma outra necessidade dos coordenadores pedagógicos que está ganhando forma, é referente a situação do coordenador dentro do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações do município , PCCR. “As questões referentes aos ganhos, a hora atividade, a ressignificação da função do coordenador, estão sendo discutidos numa comissão”, destacou a coordenadora pedagógica Sonia Vasconcelos, da escola municipal Neil Fioravanti"

Fonte: http://www.douradosagora.com.br/noticias/educacao/secretaria-prioriza-atencao-pedagogica

Leia mais informações sobre a Política de Valorização adotada pela Secretaria Municipal e Educação em: http://www.douradosagora.com.br/noticias/educacao/dourados-adota-politica-de-valorizacao

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dourados realiza I Festival Estudantil de Arte, Cultura e Audiovisual


A Equipe do Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal/ NTEM, do Município de Dourados/MS realizará o I Festival Estudantil de Arte, Cultura e Audiovisual/ FEAC.


A Escola Municipal Profª Clori Benedetti de Freitas será representada por vários alunos do Ensino Fundamental. Tanto os professores, quanto os alunos estão super animados com as atividades que estão sendo desenvolvidas para o festival.


Acompanhe o cronograma:


21/05/2010 - 19h às 21h:

- Evento: Lançamento

- Local: Cine Teatro 100


20/08/2010 - 19h às 22h:

- Evento: Festival de Música

- Local: Centro Esportivo Municipal Jorge Antônio Salomão


23/09/2010 - 19h às 22h:

- Evento: Festival Cultural

- Local: Pavilhão de Eventos Don Teodardo Leitz


24/09/2010 - 07h às 22h:

- Evento: Festival Cultural

- Local: Pavilhão de Eventos Don Teodardo Leitz


17/11/2010 - 19h às 21h:

- Evento: Festival Audiovisual

- Local: Cine Teatro 100


18/11/2010 - 07h às 22h:

- Evento: Festival Audiovisual

- Local: Cine Teatro 100


19/11/2010 - 07h às 22h:

- Evento: Festival Audiovisual

- Local: Cine Teatro 100


Contato para maiores informações:

Telefone: 67 3411 7133/ 3411 7127